Miga, viajamos: Ilha Grande

Migas e migos, tudo bom? Então tá bom. Em março de 2016 nós tivemos a ideia de criar esse blog, essa ideia surgiu em uma viagem que fizemos juntas para Ilha Grande, um lugar lindo e inspirador, e é sobre essa viagem que falaremos hoje.

Viajamos durante o feriadão de Páscoa para a Vila do Abraão, uma das principais praias da Ilha. Decidimos por sair do Rio um dia do feriado de Paixão de Cristo e escolhemos pegar um barco em Conceição de Jacareí. Fomos eu, Lari e Tarsila (uma das minhas melhores amigas e que a Lari sempre morreu de ciúmes, até que elas ficaram amigas também, rs), e encontraríamos a prima da Lari e uns amigos dela lá na Ilha. A intenção dessa viagem era aproveitar a quantidade de pessoas para diminuir o valor da casa onde ficamos, mas que os passeios fossem de nós três juntas, ou seja, uma viagem just girls.

Nossos pés em Lopes Mendes

Um dos tantos translados de barco

Transporte: Saímos do Rio quinta-feira bem cedo para não pegarmos engarrafamento de feriado, todas da minha casa, já que eu ia dirigir e era também o ponto mais próximo de destino para partida. Estacionamos em Conceição de Jacareí para pegarmos um barco até a Ilha, e deixamos o estacionamento pago até domingo para que o carro ficasse seguro. Conceição é uma pequena cidade que funciona muito como passagem para as pessoas que vão para Ilha Grande, por isso têm muitos estacionamentos fechados e agências de turismo disponíveis para fechar pacotes de passeios. Nós preferimos pesquisar os preços antes da viagem e fazer nosso roteiro por conta própria, porque, como sempre, viajamos com orçamentos singelos.

#migaviajasim Você pode descobrir os horários dos barcos pela internet e também seus preços. Em Conceição de Jacareí o porto conta com algumas opções de horários e embarcações diferentes, já em Mangaratiba e Angra dos Reis é possível pegar uma barca para a Ilha. Apesar de ser mais barata, a barca tem horários mais restritos, você consegue descobrir a melhor opção de saída e meios de transporte no próprio site de Ilha Grande.

#miganaoviaja Os preços de embarcação em Conceição de jacareí variam entre 20 e 30 reais, e normalmente só dá pra pagar em dinheiro, assim como estacionamento e a maioria das coisas na Ilha, por isso é bom já ir com seu orçamento em dinheiro, e se for possível pagar no cartão, você aproveita essa oportunidade para não correr o risco de ficar sem grana.

Caminho para nossa casa

Estadia: Éramos 10 pessoas no total e alugamos uma casa de 2 quartos na Vila do Abraão mesmo, bem na região de moradores. O que deixou essa parte da estadia bem mais barata que o normal. Pagamos 120 cada um pelos 4 dias na casa.

#migaviajasim Eu já fui para Abraão algumas vezes, mas para ficar hospedada apenas duas: uma vez em casa alugada, que no caso foi essa viagem da qual vos falo, e outra vez acampando, eu e um amigo. Meus padrões para hospedagem são muito baixos: tendo uma cama limpa e cobertor, chuveiro com água quente e banheiro limpo, é suficiente pra mim, por isso eu fiquei muito confortável nos dois casos, e o valor acabou valendo muito a pena para esse destino, que não costuma ser muito barato. Na ocasião do acampamento paguei 25 reais a diária num camping bem em frente a praia, entre o Natal e Ano Novo de 2015.

#miganaoviaja Viajar com tantas pessoas na mesma casa pode ser um pesadelo se você se incomoda com a bagunça alheia, e se as pessoas com quem você viaja tem uma vibe muito diferente da sua. O que mais me incomodou nesse quesito foi a falta de compartilhamento de tarefas da casa e o banheiro sempre, SEMPRE, molhado e sujo.

Sobre os dias que passamos lá:

Quinta-feira: Chegamos em Conceição de Jacareí muito cedo, quase no horário do primeiro barco. Esperamos ainda um pouco pela prima da Lari e seus amigos para partirmos juntos para a Ilha, mas devido a contratempos no caminho, partimos antes para Abraão. Passamos a manhã na praia com nossas mochilas servindo de travesseiro e almoçamos num restaurante próximo a praia. Depois do almoço o resto da galera chegou e nos encaminhamos para a casa.

Primeiro erro: nossa casa ficava numa região inclinada da Vila, ou seja, subimos ladeiras e escadas para chegar lá. Antes da viagem a gente decidiu que levaríamos algumas compras de mercado e coisas aqui do Rio para gastar menos na Ilha, mas chegando lá tivemos que pagar um carrinho para conseguir levar tudo para a casa, e foi um sofrimento subir as rampas da Ilha com um carrinho cheio de comida, bebida e nossas malas. Depois desse aprendizado, eu levaria uma mala mais leve e apenas o indispensável, de resto compraria na Ilha mesmo, as vezes é melhor sofrer no bolso do que no perrengue de uma ladeira.

Chegando na casa começamos a nos acomodar e guardar as compras.

Segundo erro: nos primeiros 15 minutos dentro da casa, a prima da Larissa desembalou a tequila e deixou a garrafa cair inteirinha no chão, espatifando toda a tequila no chão (imagens de dor e sofrimento).

Para não perdermos o dia, fomos até a Praia Preta, que fica a 10 minutos da Praia do Abraão e é um caminho bem fácil de fazer. Passamos pelas ruínas da antiga prisão que ficava na Ilha e passamos a tarde na praia, que tem esse nome por causa da areia que é escura.

#miganaoviaja Em Ilha Grande você só consegue chegar às praias de duas maneiras: andando pelas trilhas ou pegando um barco. Nossa escolha principal foram as trilhas, que são de graça e tem um visual lindo da Ilha, mas me arrependi de não ter levado um tênis para me ajudar nessa caminhada (#sedentaria).

Durante a noite, fomos para a praça onde acontecia um forró e dançamos até cansar.

Praia de Abraão

Sexta-feira: Começamos o dia indo para as praias do Circuito do Abraão, são trilhas curtas e fáceis de fazer para as praias mais próximas da praia do Abraão. Passamos o dia parando de praia em praia e à noite fomos comer numa pizzaria. Como eu sou intolerante a lactose, comi as bordinhas que todo mundo jogou fora e logo eu e Lari fomos dar uma volta na Vila. Choveu muito! Descobrimos que em ilha Grande chove sem aviso, apenas aceite. Na volta pra casa andamos com água até a canela e fizemos amizades ao longo do caminho.

#migaviajasim Minha mãe me deu de presente uma garrafa de vinho na Páscoa, já que essa foi a minha primeira Páscoa sabendo que era intolerante à lactose. Melhor presente de Páscoa, bebemos a garrafa inteira antes de ir para a pizzaria. Terceiro erro: beber uma garrafa inteira de vinho em casa antes de sair para comer.

Sábado: Na noite anterior pesquisamos em algumas agências os melhores preços para passeios até Lopes Mendes. Na Agência Pit Stop o Max foi um querido e fechou um preço bem justo para todos fazermos o passeio na manhã seguinte. E foi isso que fizemos durante o dia de sábado, pegamos um barco até a praia de Palmas e fizemos a trilha para Lopes Mendes. A trilha leva cerca de 40 minutos e é um pouco intensa se você não está acostumado a fazer trilhas. Mas Lopes Mendes vale a caminhada, com certeza foi inspirador o suficiente para começar as ideias de criar esse blog.

De noite a intenção era ir para uma festa no barco que aconteceria em Palmas, descobrimos a festa voltando de Lopes Mendes, mas por causa da chuva a festa não rolou. Pra compensar, ficamos sentadas no cais com um grupo de amigos que tocava violão e cantava Raça Negra, o céu estava incrível! O grupo de amigos que estava na casa com a gente ia para uma festa a fantasia, então acompanhamos o pessoal e dançamos a noite inteira.

Domingo: A galera da casa queria fazer um passeio de lancha para o o passeio de Meia Volta na Ilha, mas eu e Lari já conhecíamos mais da metade das praias visitadas, então por questões de orçamento e vontade, decidimos ficar e fizemos a trilha até o Poção. A intenção era ir até a cachoeira da feiticeira, mas nossas caminhadas intensas dos dias anteriores e a falta de disposição nos deixaram bem satisfeitas com a água geladinha do Poção.

Foi o primeiro dia que fez sol de verdade e isso fez a partida ser muito mais dolorida.

#migaviajasim Na minha outra estadia em Abraão eu fui até a cachoeira da Feiticeira, e é linda, as 2 horas de trilha valeram muito a pena, mas eu tive certeza de que não teria conseguido completar a trilha nessa viagem. Uma opção pode ser pegar um barco até a praia da Feiticeira e fazer a trilha a partir daí, bem menos cansativo.

Arrumamos as malas, limpamos a casa, e voltamos para o Rio no fim do Domingo. O mais tarde possível para não pegarmos engarrafamento.

Poção

Alerta Feminista: Nós não conhecíamos a galera que iria dividir a casa conosco, e apesar de serem boas pessoas, os homens eram muito machistas, e quando eu digo muito é muito mesmo! Foi uma provação passar esses dias problematizando cada conceito que nos diminuía como seres humanos por sermos mulheres, desde o meu cabelo curto até as tarefas da casa. Espero que pelo menos o contato com 2 meninas feministas de carteirinha tenha mudado algo no pensamento machista tão enraizado que eles têm. Fizemos nossa parte de tentar.

#miganaoviaja Ilha Grande é um lugar maravilhoso e cheio de praias incríveis a serem exploradas. Mas é também uma reserva ambiental, por isso tratem a Ilha com todo o carinho e respeito que ela merece.

#migaviajasim A Ilha é recheada de praias lindas, visite todas se puder, esses são meus planos.