top of page

Miga, viajei: Paraíba - parte 1

Olá migas e migos! Cá estou eu novamente para dividir minhas experiências e tentar dar dicas de viagem, e dessa vez da terra de painho: a Paraíba.


Enquanto eu sou carioca da gema, meu pai é natural da Paraíba, mais precisamente da capital João Pessoa e, embora ele e meus tios tenham vindo para as bandas da cá bem cedo com minha vó (meu pai tinha 12 anos na época), uma boa parte da família continua morando lá e nós fomos visitá-los em Janeiro desse ano.



#miganãoviaja A primeira dica que tenho para dar é em relação às passagens aéreas: Janeiro é a época mais cara para viajar e, se você não se programar com antecedência, pode acabar pagando o dobro do necessário. (Meu pai decidiu que queria viajar do nada, mais ou menos 2 semanas antes de irmos, ou seja, pagamos bem caro nas passagens... Para pessoa que tem um blog de viagem isso foi um pouco agoniante).

A nossa viagem durou 2 semanas e fomos sem cronograma nenhum, só decidindo o que fazer na hora e de acordo com as nossas vontades e disponibilidades dos nossos primos mesmo. Vamos nessa!


No nosso primeiro dia, nossos primos estavam ainda trabalhando, o que fez com que a gente tivesse que se virar sozinho mesmo. Pegamos um ônibus (R$2,40), descemos em Tambaú (uma das praias mais famosas da região metropolitana de João Pessoa) e ficamos por lá mesmo.

Tambaú é onde está localizado o Tambaú Hotel, um complexo de luxo dentro da praia. Tiramos fotos (na porta) e seguimos para a areia mesmo.

#migaviajasim Se passar algum ambulante vendendo caldinhos "Maná", aceite! São só 5 golpinhos por caldinhos de peixe, feijão, camarão e etc, e é MUITO gostoso.

#migaviajasim Nós, super acostumados com os famosos "surreais" do Rio de Janeiro, ficamos muito impressionados com o valor de 2 míseros golpinhos cobrados pela água de coco, o que significa que essa viagem foi regada a coco, como se não houvesse amanhã.


eu e meu coco na praia de Tambaú

Tambaú também abriga uma feira de artesanato bem grande com todos os produtos do Nordeste que a gente sempre quer levar de lembrancinha pros amigos (coisas de algodão puro, crochês, tricôs...) com um preço muito bom. No último dia, voltamos lá na feirinha e compramos tudo.

Quando almoçamos lá, comemos no restaurante "Sotaque Nordestino" uma bela de uma carne de sol e pagamos apenas 17 golpinhos no prato executivo, ou seja, queridos, vamos para Paraíba comer e ser felizes!

Além disso, ainda há um mercado municipal para quem quiser comprar temperos, produtos típicos (como, por exemplo, uma cuzcuzeira, coisa que eu nunca tinha visto) e frutas da região.

À noite, a Orla fica toda iluminada e cheia de pessoas passeando e também atrações. No nosso segundo dia, estava rolando um forró pé de serra bem raiz e nós nos divertimos bastante.

Deu para entender, né? É bom você ir em Tambaú!


Uma vez eu vi um stand-up comedy de um rapaz que dizia que não gostava da Paraíba porque lá tudo gira em torno do sol, eles tem "o nascer do sol mais bonito" (Pontal do Seixas) e também o "pôr do sol mais bonito" (Jacaré) e, segundo o humorista, vendem isso demais. Tendo visto isso, vocês conseguem imaginar que eu tava doida para ir tanto em um lugar quanto em outro, né? Queria muito ver com meus próprios olhos se realmente era "isso tudo".

Logo no segundo dia, já fomos ver o tal do pôr do sol do Jacaré. A praia do Jacaré fica em Cabedelo e lá, enquanto se assiste o sol se pôr, rola o chamado "bolero de ravel", um show de sax em cima de um barco e, preciso confessar que realmente é uma das coisas mais bonitas que já vi na vida. Chega a arrepiar. A orla do Jacaré é cheia de bares e restaurantes. Saindo de lá, fomos lanchar na "Tapiocaria da Moça" em Cabedelo.




No dia seguinte, acordamos com o tempo meio xoxo (lembrando que meio xoxo de lá continua quente, tá, gente?) e decidimos fazer um passeio cultural. Fomos visitar o Forte de Santa Catarina, onde os soldados brasileiros e portugueses lutaram contra as invasões holandesas.


#migaviajasim O custo do ingresso para visitação do forte é de 4 golpinhos, já com direito ao acompanhamento do guia. O lugar é cheio de história, com uma vista incrível da praia de Cabedelo e vale muito a pena a visita (fun fact: minha prima e o marido fizeram as fotos "pre-wedding" lá).



#migareflexiva O forte de Santa Catarina, além da parte histórica, abriga também uma lenda bem conhecida: a mulher de branco. Segundo dizem, a mulher era uma moradora do vilarejo próximo conhecida por sua beleza, quando uma das invasões aconteceu, ela foi raptada, estuprada e morta, não se sabe se pelos invasores ou pelos próprios "compatriotas". Desde então ela aparece no local todas as noites apenas para os homens. Dizem que o que ela quer é fazer sofrer os que a fizeram sofrer e justamente por isso ela não aparece para as mulheres! Minha alma feminista gritou ao ouvir essa lenda. Olha aí a miga fantasma praticando a sororidade!





Saindo do forte, passamos o dia nas praias de Cabedelo e almoçamos na praça de alimentação do Mag Shopping. A praça de alimentação tem os mesmos restaurantes que a gente encontra em todo lugar (eu, por exemplo, comi no Spoleto), mas tem uma vista incrível da praia que vale a pena ir só por ela.

No quinto dia, fizemos o inverso do anterior: praia primeiro e centro histórico a tarde. A praia escolhida para essa manhã foi a de Cabo Branco (que fica bem no centro de João Pessoa) e é onde o Sesc de lá fica localizado.

#migaviajasim Se vc é sócio do Sesc, vale muito a pena tentar se hospedar lá. A localização é privilegiada e os preços super justos.


Saindo da praia, fomos conhecer o centro histórico. Primeiro visitamos a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. A igreja é linda, construída pelas Carmelitas no estilo barroco com diversos detalhes em ouro. Saindo da Igreja, fomos visitar outra igreja: o mosteiro de São Bento. Atualmente, virou um centro cultural e também um local de apreciação da vista (maravilhosa) do centro de João Pessoa. Lá rola um projeto social no qual você só paga o seu ingresso depois da visita pelo valor que achar justo pelo trabalho do guia. O nosso guia foi o seu Raimundo, um senhor SENSACIONAL e muito engraçado que fez valer cada segundo de passeio.


#migaviajasim Ambas as igrejas são Patrimônio Historico Nacional tombado pelo IPHAN, se você gosta de aprender um pouquinho mais "de onde viemos", são visitas necessárias.


#miganãoviaja Até onde pude ver, a Paraíba é um lugar bem tranquilo e sem muitos riscos de assalto, ainda assim, quando for fazer esses passeios pelo Centro, fique sempre ligada no que rola no seu entorno e não dê muito mole com câmeras e celulares. ;)


Ainda no Centro, a prefeitura de João Pessoa recentemente revitalizou a área ao entorno da Lagoa, tornando um lugar muito agradável para ficar passeando, fazer um lanche e gastar o tempo sobrando. Eu e meu pai terminamos nosso dia ali, olhando mais um pôr do sol espetacular.



Por enquanto é isso, migas! Semana que vem eu volto contando como foi conhecer as praias do Litoral Norte, do Litoral Sul (sim, eu visitei a Paraíba inteirinha) e também o famoso Pontal do Seixas.

Beijos

bottom of page