top of page

Miga, viajei: Paraíba - Parte 2

Olá migas e migos! Voltei para continuar contando minhas aventuras em terras de painho. Para você que não leu ainda a parte 1, é só clicar aqui: Miga, viajei: Paraíba - Parte 1.


Pois bem, tendo visitado quase todas as praias da região metropolitana da Paraíba, resolvemos tirar um dia para ir ao Norte do Estado, mais precisamente Lucena. A viagem de carro levou aproximadamente uma hora e passeamos por uma estrada linda, na qual tivemos que parar para fotos porque não somos de ferro.



Nossa primeira parada foram as chamadas "Ruínas de Bonsucesso". Localizada em Lucena, essa antiga igreja foi abandonada há muitos anos atrás e a natureza resolveu tomar conta do lugar novamente. As ruínas, hoje, são um ponto de visitação de pessoas do mundo inteiro e servem como prova de que a natureza consegue achar seu lugar, mesmo com as nossas intervenções.


Para ter acesso as ruínas, é preciso atravessar um pequeno rio e depois andar uma trilha de terra. Nada muito cansativo (acreditem! eu seria a primeira a reclamar), mas fica o alerta de que carros não passam.


Saindo de lá, passamos o dia inteiro na praia de Lucena e só saímos de lá umas 17h por um certo receio de pegar a estrada no escuro.

#migaviajasim A praia de Lucena é quase uma praia deserta, até pela dificuldade de se chegar lá de carro já que a areia toma conta de uma parte da estrada, então se decidir passear por lá, vá preparado para não almoçar (nós levamos várias frutas, pães e bolos na bolsa e foi isso).


Chegando no Centro de Jampa, ainda deu tempo de apreciar outro pôr-do-sol incrível: o do Hotel Globo. O Hotel Globo era um hotel de luxo na Era Vargas e, depois de ser desativado, virou um museu. Atualmente, é Patrimônio Histórico de João Pessoa.



Já chegando ao fim da nossa viagem, queríamos conhecer a tal "praia de areia vermelha" que fica localizada em Cabedelo. Pois bem, temos desse dia uma das melhores histórias de viagem. Pegamos um "alternativo" e descemos em Camboinhas III (uma das muitas praias da orla de Cabedelo), onde, teoricamente, iríamos pegar o barco.


#migatraduz: Alternativo - qualquer carro de qualquer pessoa, que simplesmente passa pelo ponto de onibus e diz "estou indo para tal lugar" e se você também estiver indo para esse tal lugar, você entra, paga o preço do ônibus (R$2,50) e pronto. É tipo um uber, só que muito mais barato (e muito mais inseguro se fosse no RJ, mas estávamos na Paraíba, então tranquilo).



Acontece que não tinha barco nenhum nessa tal praia e só dá para chegar na "areia vermelha" de barco. Foi aí que vimos um carro da Polícia Militar passando e pedimos informação. NÃO É QUE OS GUARDAS DERAM CARONA PARA GENTE ATÉ A PRAIA CERTA!? Eu juro que até hoje não consigo acreditar direito de tão surreal que foi "oi seu guarda, o senhor sabe onde pega o barco p/ areia vermelha" "ih! na praia do poço, mas é longe para ir a pé. entra aí. a gente leva"!


No final das contas, era no bar da Cibelly, na praia do Poço, onde saíam os barcos. Nós ganhamos desconto pelo fato de sermos "amigos" dos policiais tanto na entrada do barco (custa 40 golpinhos, nós pagamos 30) e ainda no aluguel do snorkel (custava 15 e pagamos 10).

Enfim, chegamos! A praia da areia vermelha, na realidade, não é uma praia. É um local, no meio do oceano, no qual em certos momentos do dia, a maré desce tanto que forma uma pequena ilha. Por isso a areia é "vermelha" porque ela ainda está molhada. A tal ilha dura mais ou menos umas 3 horas e depois some de novo no meio do mar (hora que a gente volta pro barco e vai para orla).


Chegou o grande dia que iríamos para as piscinas naturais do Seixas e eu estava muito ansiosa! Depois de ter visto que o pôr-do-sol do Jacaré era, sim, "isso tudo", eu sabia que o "melhor nascer do sol" também seria incrível.

O Pontal do Seixas é o primeiro lugar do Brasil onde o sol nasce. Ou seja, quando estiver nascendo na sua casa, ele já nasceu no Seixas.


Para acessar as Piscinas Naturais também é preciso barco e para chegar lá até o barco é preciso carro. Não querendo correr o mesmo risco de errar o caminho como no dia anterior, nós contratamos um serviço de transfer: o Breno (quem quiser o telefone dele, é só mandar direct p/ gente).


As Piscinas Naturais do Seixas são muito parecidas com as de Maragogi, pela cor da água e pela temperatura (super quentinha quando fui, segundo uma amiga, quando ela foi a temperatura não estava lá essas coisas, então acho que varia, fiquem atentos a isso), mas tem a vantagem de ter espaços maiores entre os corais, então dá para realmente nadar por ali sem se preocupar.


Saindo do Seixas, fomos almoçar num restaurante chamado "Peixada do Amor", onde eu comi a MELHOR peixada da minha vida por apenas 40 golpinhos (prato para três) e ainda sobrou comida! Dá para entender porque o nome é peixada do amor, não é mesmo?


Para finalizar a nossa viagem, faltava conhecer a região Sul da Paraíba, então, lá fomos nós.



A chamada "Costa do Conde" é formada por várias praias, sendo as mais famosas: Jacumã, Barra de Gramame, Praia do Amor, Coqueirinho, Tambaba e Tabatinga.




Nossa primeira parada foi Tambaba. Essa praia é muito legal porque é dividida em duas, uma das áreas dela é fechada para os naturistas (nudistas). Para entrar na parte naturista, caso você seja mulher, é só querer. Caso você seja homem, é preciso ter um cadastro como naturista ou estar acompanhado de uma mulher: homens sozinhos (sem cadastro) não entram! #migareflexiva Claramente havia abusos por parte dos homens que iam sozinhos "ficar peladões" na área e foi preciso toda uma política restritiva para impedir que isso acontecesse. Triste.


Como eu estava acompanhada de toda a minha família, não entrei, mas é algo que tenho curiosidade de conhecer e está na minha lista para quando voltar lá.


Saindo de Tambaba, fomos conhecer a famosa Praia do Coqueirinho que tem esse nome, você deve ter adivinhado, por causa de um coqueiro! Ooooh! O diferencial é que esse coqueiro nasceu em cima de uma pedra que, por sua vez, fica no meio do mar!


Depois de aproveitar a manhã nas piscinas naturais que se formam pelas pedras na Praia do Coqueirinho, fomos almoçar na Praia do Amor.


#migaviajasim De todas as praias do litoral sul que fomos, essa é a que tem melhor infraestrutura com diversos restaurantes, redes para deitar, oferecimento de passeios de buggy... Então, se tiver que escolher uma só, talvez seja melhor ir no amor.


Para finalizar nosso dia, fomos a Tabatinga! Tabatinga é uma praia incrível onde a água do mar, quando da maré cheia, forma um caminho de água entre a lagoa e o mar. É uma área de preservação ambiental e as regras ambientais devem ser seguidas a risca, justamente por isso, você não vai ver muitos restaurantes e nem mesmo ambulantes por lá.


Bom, migas e migos, espero que tenham curtido as dicas e descrições dessa viagem maravilhosa para esse lugar sensacional que é a Paraíba. Eu fiquei apaixonada.

Beijos a todos e, especialmente, a minha linda família que nos recebeu tão bem.

bottom of page