top of page

Viajar de carro: um tutorial

Olá migas(os), tudo bom? Nesse post eu vou falar um pouquinho sobre a minha experiência com viagens de carro, alguns cuidados que eu sempre tomo e de quebra umas dicas. Mas antes de começar eu preciso apresentar pra vocês a Cecília.


Cecília é meu carro, um Celta 2011 cinza metálico que me acompanha desde que saiu da fábrica. É com ela que fiz todas as minhas viagens de carro até agora e é ela que atura todos os caronas também, incluindo a Lari. Cecília tem um papel muito importante nesse post, afinal se não fosse ela eu não teria experiências para escrevê-lo, e é por isso que eu tive que apresentá-la. Agora vamos ao tutorial!


Antes de pensar em viajar

Antes de pensar em viajar com um carro tem algumas que você refletir sobre:

- O carro é seu? Nas estradas sempre tem algum tipo de fiscalização rodoviária, sejam da Polícia Rodoviária Federal dentro do país, ou sejam de fronteiras do país, em ambos casos você precisa de algum documento que comprove que o carro é seu ou que justifique ele estar em sua posse, como um comprovante de aluguel do veículo ou o documento do veículo no seu nome. Em alguns casos você precisa de documentos mais específicos para cruzar fronteiras de um país para outro, então procure saber antes.

#miganaoviaja Se o carro ainda não foi quitado totalmente, talvez o documento ainda esteja no nome da concessionária, o que compromete a comprovação de que o carro é seu.

- A revisão está em dia? Para pegar a estrada é muito importante que seu carro esteja funcionando no melhor dele. Faça a revisão com frequência e um pouco antes da viagem cheque se tudo está funcionando como deveria.



Antes da viagem

Depois de decidir o destino e começar a planejar os trajetos dessa viagem, é legal ter em mente algumas questões:

- Pedágios. Dá pra descobrir quantos pedágios tem no seu trajeto pela internet e usando alguns apps como Waze ou Maps.

- Dias de viagem x Km a serem percorridos. É bom ter mente quantos quilômetros serão percorridos nessa viagem, para que assim você consiga descobrir o tempo em média que vai levar para percorrê-los e poder planejar as suas paradas (e eu vou falar um pouquinho delas mais pra frente).

- Quantas pessoas vão dirigir nessa viagem. Dependendo das distâncias, é sempre bom ter alguém para dividir o volante, dirigir por muitas horas pode ser muito cansativo e perigoso. Se apenas uma pessoa é o motorista, planeje algumas paradas para descanso e não coloque um prazo muito apertado, talvez o seu rendimento seja bem menor que normal devido às longas horas dirigindo.

- Bagagem. Dependendo do destino, da duração da sua viagem e de quantas pessoas estarão no carro, a bagagem pode ser um problemão. Existem algumas possibilidades de bagageiros acopláveis no teto do carro, mas o ideal é nunca deixar o carro muito lotado ou pesado, além de correr mais riscos em caso de acidente, o peso do carro faz com que o desgaste dele seja maior também. Fica ligado no tamanho da mala e avisa aos caronas também!

#miganaoviaja Se seu carro tem GNV como meu, você está ligada que ocupa um baita espaço na mala. Não esquece disso na hora de arrumar o porta malas com todo a bagagem. Os caronas não costumam pensar nisso, então eu sempre digo que não tem espaço nenhum pra galera já ficar ligada. Você também pode propor uma gincana de tetris e começar a brincadeira antes mesmo da viagem começar, rs.

- Combustível. Esse é um dos itens mais importantes porque, você não consegue abastecer seu carro, sem combustível ele não anda. Você pode descobrir a média de Km rodados por litro combustível do seu carro consome, e prever em médio quantos litros você vai precisar (ou m³ como é o meu caso porque meu carro tem GNV). Depois de descobrir a quantidade de combustível que deve consumir, dá pra ter uma ideia de quanto você vai gastar para abastecer o carro durante a viagem, mas SEMPRE calcule para MAIS! Os preços de combustível podem variar muito nas estradas; você pode abastecer mais do que previa por causa de engarrafamentos ou possíveis desvios de rota; no caso do GNV, nem todo posto tem, por isso o tanque de gasolina/etanol também precisa estar abastecido, e os preços são bem maiores.

- Seguro. Se seu carro tem seguro, procure saber exatamente o que ele cobre e onde ele opera, você pode estar contando com uma ajuda no meio da estrada, mas talvez seu seguro não opere onde você se encontra.



Antes de sair de casa:

Chegou a hora de viajar e pôr a roda na estrada, tenha em mente o seguinte:

- Checklist do carro. Antes da viagem tenha certeza de que conferiu todos os itens que precisava e está tudo funcionando como deveria. Você pode salvar essa checklist aqui embaixo e usar antes das suas viagens.

- Checklist para a viagem no carro. Eu gosto de ter alguns itens dentro do carro para que a viagem seja mais confortável ou em caso de emergências. Toma outra checklist pra vocês!

- Rotas. Tenha suas rotas de maneira offline, nos próprios aplicativos de navegação ou impressas.

- Paradas. Falando em rotas, tenha suas paradas planejadas. Se seu trajeto for de dias, é muito importante ter em mente a cidade que você vai parar no fim do dia. Você pode planejar também onde parar para comer ou descansar um pouco, algumas cidades tem melhores opções que outras e dá pra descobrir isso pesquisando um pouco, eu costumo ter uma cidade em mente, mas cerca de 1h antes do almoço começo a procurar lugares para parar e comer (dirigir morrendo de fome não é pra mim).


Viagem de carro Checklist



Na hora da viagem.

Se a sua viagem for de algumas horas ou de alguns dias, muitas coisas podem mudar, mas você pode adaptar conforme a necessidade.

- Paradas. Sim, se você planejou suas paradas antes da viagem, ainda assim você precisa ter em mente que: não deixe para parar depois! Isso vale para fome, vontade de ir ao banheiro, cansaço, etc. Eu não to dizendo pra parar a cada 5 min, mas aproveite as oportunidades!

- Música. Viagens de carro são cansativas pra todo mundo, principalmente para o motorista, então na minha opinião, o motorista tem prioridade na escolha das músicas. É sempre bom ter variedade de estilos nas playlists para não ficar cansativo ou monótono.

- Motorista. Falando nisso, se você pode alternar o volante com alguém, não espere até ficar totalmente exausto para trocar. Se você é o carona, não deixe o motorista tendo todo o trabalho sozinho.

- Mirantes. Aproveite a vista! Na estrada costumam ter pontos de parada como mirantes para observar o visual, se tiver tempo, pare e estique as pernas olhando a paisagem.

- Segurança. Na estrada tem muita gente, as vezes trabalhando, as vezes passeando, as vezes moradores do local, e você nunca sabe das intenções dessas pessoas, o ideal é não dar muitos detalhes de para onde está indo ou onde ficará hospedado. Não vá sozinha ao banheiro em postos vazios, ou deixe o carro aberto sem ninguém por perto.



Se liga também nessas dicas:

- Existe um líquido que você pode passar nos vidros do carro para ajudar no escoamento de água no caso de chuva, ele faz a água escorrer mais fácil pelo vidro e melhora a visibilidade;

- Logo no início da viagem encha o tanque de combustível, antes mesmo de sair da sua cidade, assim você pode escolher o posto com o melhor custo benefício e garantir muitas horas sem ter que abastecer novamente.

#miganaoviaja mesmo que seu carro tenha GNV, mantenha o tanque de combustível comum sempre cheio. Na estrada é bem mais difícil encontrar postos para abastecer com GNV e você não pode arriscar ficar sem combustível caso o mesmo acabe.

- Leve o orçamento para abastecimento em dinheiro. As vezes os postos não aceitam cartão, ou tem pouco sinal da maquininha, e dependendo da estrada, eles podem ser escassos. Além disso, qualquer problema que você precise resolver como um pneu furado, ou reboque, em sua maioria não aceitam cartão como forma de pagamento.

- Leve um kit de primeiros socorros dentro do carro. Costumava ser obrigatório ter um dentro de todos os carros e fácil descobrir o que é indicado ter num kit desses, num momento de necessidade pode salvar uma vida.

- Eu tenho algumas ferramentas minhas, e dependendo do estilo de viagem, principalmente os destinos para acampar, gosto de levar algumas comigo. São coisas básicas que podem ajudar como chave de fenda/philips, alicate, martelo, fita crepe e fita isolante, estilete, super cola e o que mais você achar que pode quebrar um galho na hora da necessidade.

- Confira a indicação de calibragem dos pneus do seu carro de acordo com o peso que está levando.


Uma das grandes vantagens de viajar de carro é que você pode mudar o trajeto quando quiser e parar quando quiser, então #migaviajasim e aproveite para visitar as pequenas cidades ao longo do caminho ou conhecer lugares que não estavam na rota.

Se vocês curtirem essas dicas e usarem nas suas viagens, contem pra gente!

Beijos, e até a próxima.

bottom of page