top of page

Viagem e menstruação, precisamos falar sobre!

E aí gente bonita que menstrua, tudo bom?


O post de hoje é sobre um assunto de extrema importância para você que tem um útero que sangra todo mês e gosta de viajar: Viagem e menstruação. Eu (Gabi) e Lari falaremos um pouco das nossas experiências, e faremos desse espaço um local de troca de informação e vivências, por isso já começaremos esse post dizendo que nada aqui é regra ou deveria ser seguido por todo mundo, cada corpo é um corpo e o melhor é sempre respeitar seu corpinho como ele merece, prestando atenção aos seus sinais e preferências, o que funciona pra gente pode não funcionar pra vocês. A intenção aqui é mostrar as experiências de duas minas que tem preferências e vontades bem distintas nesse período no mês, e talvez algumas dessas experiências possam ser iguais as suas, ou sejam úteis para abrir os olhos para novas possibilidades, e se você também tem algo a dizer sobre o assunto, escreve aqui nos comentários, porque as migas desse blog adoram saber do que rola com vocês e trocar dicas.



Primeiro eu (Gabi) vou contar um pouquinho de como é essa parte da minha vida, para depois contar da minha experiência em viagens. E é agora que ficaremos muito íntimos, porque vocês vão ficar por dentro do meu ciclo menstrual, e mais íntimos que isso só dividindo banheiro ^^.


Eu não uso nenhum tipo de método anticoncepcional além da camisinha (não mais) e meu ciclo é bem regular, ainda assim, eu gosto de conhecer meu corpinho a fundo, por isso uso um desses aplicativos onde você pode anotar seus dias de menstruação, fluxo, humor, sono, etc, e que te diz certinho os dias em que deveria menstruar, assim como os dias de TPM e período fértil. Eu também não costumo usar remédios para dor quando sinto cólica, isso porque minhas cólicas são das mais leves e eu prefiro evitar qualquer tipo de remédio, com exceção do primeiro dia do ciclo que é quando eu sinto mais dor, nesse dia eu uso homeopatia (que foi receitada pela minha homeopata), ou um desses remédios pra cólica mais fraquinhos, porque trabalhar com dor não é digno! Além disso, eu uso um coletor menstrual durante a minha menstruação para os dias de maior fluxo (se você não sabe o que é, vale a pesquisa, a Jout Jout tem um vídeo mara falando sobre o assunto), e nos dias de fluxo mais leve eu uso um protetor diário ou só a calcinha mesmo, sim, só a calcinha, mas é claro que só quando eu estou em casa e o fluxo é quase nada, isso porque eu tenho alergia a qualquer dessas coisas que tem cheiro e produtos químicos perto da minha pepek (nisso estão incluídos absorventes externos, internos, papel higiênico perfumado e camisinha com cheiro e sabor.... sou muito sensível nesse quesito e minha pepek nasceu pra ser 100% natural e orgânica, rs).



Pois bem, quando eu viajo pouco disso muda, mas algumas coisas são importantes dizer aqui:


Eu sei quando vou menstruar durante uma viagem. O que significa que eu também sei quando estarei de TPM ou ovulando, e eu preciso dizer pra vocês que faz muita diferença pra mim saber essas coisas numa viagem, porque eu consigo ter alguma ideia de como estará meu humor, disposição para atividades físicas, sono, vontades em relação a comidaS e bebidas, e assim por diante, e então eu posso ter algum planejamento de atividades baseado nisso. Saber a data certa também me permite levar ou não meu copinho, se eu tenho certeza que não preciso levar, menos uma coisa na mala.

O coletor. Ocupa quase nenhum espaço na mala, eu só levo o coletor e alguns protetores diários e está tudo certo. Antes da viagem eu esterilizo o coletor e deixo ele guardado numa bolsinha limpa, na volta pra casa eu esterilizo de novo.


#migaviajasim o coletor tem uma questão que é o esvaziamento e limpeza dele, e em alguns casos você vai precisar tomar algumas precauções, como por exemplo num acampamento sem chuveiro ou vaso, nesse caso você pode descartar o conteúdo do copinho numa lixeira e se limpar com papel mesmo, ter sempre uma garrafinha de água para caso você precise lavar o coletor ou as mãos. Ter um potinho de álcool gel também é bacana para higienizar as mãos antes de esvaziar o coletor. Mas se você está num local com banheiros limpos disponíveis, nada fica muito diferente da sua rotina normal.

Cólicas. Nas viagens eu sempre levo o remédio para cólica e a homeopatia, e uso eles sempre que necessário, afinal eu não quero deixar de curtir os momentos únicos daquela viagem se eu tenho um remédio que pode aliviar a minha dor.

#miganaoviaja e não força a barra, se eu estou com dor e sem vontade de fazer algo, eu tento escutar o meu corpo e respeitar meus limites. Nunca me deu bons resultados forçar meus limites quando eu não estou disposta, por isso eu fico sim na areia e na sombra enquanto todos estão na água da praia se eu estou com dor, olhar o mar e sentir a brisa pode ser mais gostoso que sentir as ondas geladas.

Estar sempre preparada. Longe de casa, eu gosto de estar preparada para qualquer emergência menstrual, por isso eu sempre carrego uma calcinha a mais, e em alguns casos uma roupa a mais, principalmente na praia. Também levo os remédios comigo para não correr o risco de estragar um passeio por causa de uma cólica chata.




Oi migas! Agora quem vos fala é a Lari. O meu caso é um pouco diferente pq (ainda) não uso o coletor. Isso significa que sempre que vou viajar preciso levar muitos absorventes. E quando eu digo muitos, eu digo MUITOS! Carefree, absorvente externo E absorvente interno devem estar na lista.

Como a Gabi, eu tbm uso o aplicativo para "controlar" meu ciclo. O grande problema é que meu ciclo é ZERO controlável, totalmente desregulado, o que significa que eu NUNCA sei quando vou precisar do absorvente ou não, então sempre tenho que levar.

Cólicas. O tipo de cólica que eu sinto não me permite sequer levantar da cama, aliás, nem mesmo sair da posição fetal. Isso quer dizer que preciso me programar ao máximo para não viajar no período da tpm ou não vou curtir absolutamente nada além da cama do hotel já que remédio nenhum faz efeito. Um saco, eu sei, mas nada que eu possa lutar contra, infelizmente.

Roupas. Em geral, quando arrumo minha mala para viagem já procuro levar o máximo de roupas confortáveis possível, porém, se eu estiver menstruada, essa regra triplica de importância, afinal, eu já estarei com um "problema" não preciso me complicar ainda mais, não é mesmo? Ah! E a dica da calcinha extra é sempre muito boa (mesmo que seu ciclo sejaa pouquinho)


#migaviajasim Acho que de todas as dicas que poderiam ser dadas a mais importante é: se conheça! Culturalmente, a gente ainda tem muita dificuldade de se abrir e falar sobre as coisas que nos afetam diretamente, como a menstruação ou o melhor método contraceptivo, justamente por isso a gente acaba não reparando nos pequenos avisos que nosso corpo dá. SAIBA quando vc fica mais sensível ou mais irritada ou mesmo se vc não é afetada, SAIBA se seu ciclo é muito ou pouco e quando tem algo de errado acontecendo. Seu corpo é você e ele quer seu bem, seja amiga dele!


Nenhum sangue deve nos impedir


Sangrar todo mês pode ser bem irritante, pode deixar a gente meio maluca as vezes, ou não fazer a menor diferença na sua vida, mas acontece com a maioria das pessoas que tem úteros, e isso não pode ser um impeditivo de curtir ao máximo onde quer que você esteja. Respeite seu corpo, cuide bem dele, e bora dar uns rolê por aí!

Até a próxima.





bottom of page