top of page

Miga, viajei: Curitiba!

Oi migas, tudo bem?

Hoje tô aqui para contar sobre duas viagens curtinhas que fiz a Curitiba em março desse ano.

Como eu contei nesse post aqui: "Miga, não viaja!" , eu eventualmente preciso viajar para fazer concursos e no início desse ano fiz duas provas lá na capital do Paraná em duas semanas seguidas.


Então em programei da seguinte forma: cheguei no sábado e passei o dia estudando, domingo de manhã fiz prova e pude aproveitar a tarde e a noite do lugar, indo embora na segunda de manhã cedo. Ou seja, tive dois domingos aproveitando a cidade!

Mãe Natureza

Como eu já disse no outro post, comumente eu divido os custos dos hotéis com algum/alguns outros amigos que estejam fazendo a prova comigo e foi o que fizemos. Na primeira semana fiquei no Hotel Flat Paraty, já na segunda fiquei no Granville Park. Reservei ambos pelo Booking em meu nome mesmo e não tive qualquer problema na hora de dividir os valores com as meninas.


Vista do quarto do Hotel Flat Paraty

O hotel Flat Paraty é mais bem localizado, fica numa pracinha super fofa com uma vista linda do Sesc de Curitiba (que eu jurava que era uma igreja) com um monte de restaurante e mercadinho por perto. O pessoal da equipe foi super atencioso comigo e minha amigas. O quarto é feito para você se sentir em casa, então é mais espaçoso, tem uma mini-cozinha e ainda uma varanda do lado de fora. Contras: O café da manhã não era lá grandes coisas, era bom, mas tinha poucas opções e os quartos não tem ar condicionado (o que não fez diferença pq estava MUITO frio na cidade, mas ainda assim, pode fazer dependendo da época que você for).


Já o Granville Park é aquele hotel com mais cara de hotel mesmo. Luxuoso, equipe profissional, café impecável com várias opções de sucos e bolos, arrumação impecável, ar condicionado funcionando na máxima potência. Contras: não tem microondas no quarto (o que para gente que tá na vibe economia foi bem ruim) e a localização é na esquina de um ponto bem mal visto e acabamos, por conselhos dos próprios funcionários, tendo que sempre sair e voltar pro hotel de uber/táxi. Ou seja, nem exploramos a região como na semana anterior.


No primeiro domingo, fiz os passeios mais tradicionais possíveis: almoço no Velho Madalosso e caminhada pelo Jardim Botânico.


O Velho Madalosso é um restaurante super tradicional que fica no bairro de Santa Felicidade, do ladinho de Curitiba, o uber do centro até lá deu uns 40 golpinhos (dividimos por 4, então valeu a pena). No instante que comentei que ia a Curitiba, absolutamente todas as pessoas me recomendaram que fosse nele, ele é realmente uma sensação. O rodízio de comida italiana custa só 50 golpinhos e você vai comer até dizer chega e abrir o botão da calça.

Confesso que a minha impressão inicial não foi das melhores, primeiro que para entrar tivemos que fazer um pequeno barraco, visto que uma das minhas amigas estava grávida e a recepcionista disse que "não tinha fila preferencial". Vocês tem noção que ela disse isso para um grupo de mais ou menos 10 advogados? hahaha Teve fila preferencial.

Como estávamos comendo em um horário que estava bem lotado e os garçons passavam meio que correndo por nós, sem dar muita atenção ao que queríamos. Conforme o restaurante foi esvaziando (e a gente ficando, claro) pudemos ver que eles eram, sim, super atenciosos e o problema realmente era a quantidade de mesas a serem servidas.

#migaviajasim A recomendação aqui é: tente chegar na hora que abrir! Ou vá no Novo Madalosso, sim, o prédio branco enorma com capacidade para mais de 1000 pessoas em frente ao restaurante é a nova unidade do restaurante e os dois funcionam juntos (coisa que só descobrimos depois que comemos).


O Jardim Botânico de Curitiba é parada obrigatória para quem vai turistar por lá e, ouso dizer, deve ser sua primeira parada. O "palácio" que tanto vemos nas fotos é, na verdade, uma grande estufa para as vegetações nativas de Mata Atlântica e os Jardins Geométricos são um ponto lindo para fotos (como fui num domingo, tinham MUITAS noivas tirando foto por ali, talvez seja melhor ir durante a semana).

#miganaoviaja Vá com um sapato confortável! O lugar é imenso e vale a pena ser explorado, mas se o sapato não ajudar não vai dar para ver tudo. Eu fiz um favor de ir de bota e só aguentei pq sabia que não teria oportunidade de ir de novo tão cedo, mas no final do dia meu dedinho estava chorany.

A minha parte preferida do Jardim Botânico foi o "Jardim das Sensações", uma área fechada com diversas plantas menores, as quais podemos tocar, cheirar e apreciar. Várias projetos sociais como a Associação de Cegos do Paraná fazem visitações periódicas ao Jardim para aproveitar e eu achei isso de uma delicadeza ímpar.


A noite ainda fomos todos para uma "noite sertaneja" no Santa Marta Bar, mas confesso que achei o valor da entrada cara, as bebidas também e o ambiente quente demais. A promoter super fofa quando viu que não éramos de lá, nos deu pulseira para área VIP (o que melhorou bastante a parte do calor), mas não sei se vale tanto assim.


No domingo seguinte já sabia onde queria ir: na Ópera de Arame.

Tendo esse objetivo em mente, já procuramos restaurantes que fossem por perto para economizarmos nos valores de uber (afinal, ninguém aqui nasceu rycah, não é mesmo?) e foi quando achamos o Costelão 1500! #migaviajasim Olha, se tem um restaurante que recomendo na vida é esse! O lugar era super simples, mas que atendimento maravilhoso, meus amigos e minhas amigas! Fomos tratadas feito rainhas, o preço é super justo (acho que deu 20 golpinhos para cada uma) e comemos até dizer chega. Se um dia voltar a Curitiba, faço questão de ir lá novamente.


Saindo de lá, fomos direto para Ópera de Arame. Não bastasse a arquitetura linda juntamente com a vegetação, lá funciona um teatro/casa de shows e volta e meia tem atrações de graça para quem curte essa parte cultural de um lugar. Embaixo da estrutura de arame, ainda tem um bar/restaurante (sim, poderíamos ter comido lá, mas só descobri quando já tinha almoçado.. rs).


Para finalizar o dia (e a viagem) com chave de ouro, fomos ao Parque Tanguá! O parque Tanguá era, antigamente, uma usina de reciclagem de lixo(!!!) e hoje é atração turística. Cheios de espaços verdes, rios e cachoeiras é o local ideal para passar um dia em família, fazendo piqueniques e jogando papo pro ar. Nós sentamos ali e por lá ficamos papendo até o sol de pôr quando, finalmente, demos o dia por encerrado. Ouso dizer que Tanguá foi meu lugar preferido de Curitiba pela vibe que deu para nossa tarde e por toda sua beleza.


Parque Tanguá

É isso, migas e migos! Espero que tenha gostado das dicas e até a próxima!






bottom of page