top of page

Miga, viajei: Porto Alegre

Olá migas(os) leitoras(os), e aí?


Essa semana vou contar um pouco de uma viagem que fiz no início do ano (março) para o Rio Grande do Sul, mais precisamente para sua capital: Porto Alegre. A viagem, a princípio, já não seria muito "turística", pois eu fui como convidada a formatura de uma amiga (uma que conheci em Israel. Falando nisso, já leu os posts sobre Israel? Parte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4).


Gabes(meu namorado), sr. Abrão e Ana (nossos anfitriãos) e eu

Então o esquema da viagem era o seguinte: apenas um fim de semana (pois meu namorado foi comigo e não conseguiu ser liberado no trabalho), sendo sábado a noite o dia da formatura, acomodação gratuita (afinal, ficamos na casa dessa amiga) e teria que me virar para encaixar tudo nesse tempo, já que eu nunca tinha ido a cidade e queria conhecer tudo.


O que eu fiz? Corri para internet para procurar a melhor forma de me organizar nessa viagem.

#migaviajasim Acho que já deixei bem claro aqui o que penso sobre se organizar para viagens e fazer roteiros pela internet, né? Gente, a internet é um mundo de informações, dá para viajar antes mesmo de viajar só buscando pelas melhores programações. Eu sei que tem gente que prefere "deixar a vida levar", mas mesmo para deixar a vida levar é bom saber onde ir e, principalmente, onde não ir!


Foi nessa minha busca que achei o site da própria prefeitura de Porto Alegre, que tem bastante informação turística relevante, tendo, até mesmo, uma área LGBT diferenciada. Acho que vale a pena a visita. Aqui


Fiquei acompanhando por um tempo as promoções de passagens, e, finalmente, quando achei um preço razoável pela Gol, comprei. Nosso vôo foi de manhã bem cedo, o que colaborou e permitiu que passeássemos bastante na sexta.


nas nuvens

Sem mais delongas, meu roteiro foi o seguinte:

Sexta de manhã: vôo + chegada à casa da minha amiga (ambientação) + passeio pela cidade baixa de Porto Alegre (ainda voltaríamos ali algumas vezes)

Sexta a tarde: almoço e ônibus turístico por praticamente Porto Alegre inteira.

Sexta a noite: Festa de St. Patrick na cidade baixa

Sábado de manhã: passeio pela parte Sul do centro

Sábado a tarde: almoço e feira orgânica

Sábado a noite: formatura + boate

Domingo de manhã: feira da redenção

Domingo a tarde: volta para casa.


O passeio de ônibus panorâmico vale bastante a pena se você tem pouco tempo, pois passa por todos os pontos turísticos importantes da cidade (que são poucos, ainda mais para nós, originais do Rio de Janeiro, mas valem a pena ser conhecidos). No entanto, se você tiver ido à cidade com um pouco mais de calma, dá tranquilamente para fazer esses passeios a pé ou de transporte público, sem a necessidade de gastar os R$40,00 do busão especial.


#miganãoviaja O roteiro do ônibus panorâmico inclui paradas em cada ponto para que as pessoas possam desembarcar e ficar lá durante aproximadamente 1 hora até pegar o próximo. Nós cometemos o erro de pegar o ônibus apenas a tarde, ou seja, ficamos limitados a apenas duas paradas. Para nós foi bom, pois escolhemos sabiamente onde nos cansar, mas se você puder, vá com um pouco mais de calma.


A nossa escolha de parada que durou mais tempo foi no mercado público da cidade, pois é uma área muito histórica e muito bem preservada, totalmente voltada para o turismo. Lá ficam diversos museus como a Casa de Cultura do Santander, o Museu Militar do Comando Sul, a Pinacoteca e o Museu do Judiciário. Nessa página, é possível encontrar informações dos mais de 15 museus que fazem do centro sua "morada" e também um mapa que ganhamos assim que descemos do ônibus e nos ajudou muito a "desbravar" as ruas dali.

#migaviajasim Os valores do Mercado Público são muito bons, mas é preciso pesquisar. Inicialmente, segundo a história do local, ali era onde se encontravam os produtos mais baratos, com o aumento do turismo, já viram, né? Os preços subiram! Mas ainda dá para achar bastante coisa legal se você olhar com atenção.

#miganãoviaja Eu estava louca para conhecer o Museu do Judiciário, porém, fomos alertados algumas vezes (e por pessoas distintas) que a praça onde ele é localizado estava muito perigosa e com um crescente número de assaltos. Não deixamos de ir, porém, nada de fotos e muito menos de andar devagar. Não valeu tanto a pena, pois ficamos num estado de alerta constante que nem nos permitiu aproveitar o lugar.

Mas vamos falar de coisa boa? Vamos! Vamos falar de comida! Olhem, migas(os) eu comi foi bem nessa cidade, viu? Os gaúchos não brincam em serviço.

Na sexta, almoçamos em um restaurantezinho super simples que, talvez se não estivéssemos acompanhados de uma local, jamais colocaríamos os pés e pedimos um prato "à la minuta", uma espécie de PF só que muito muito maior! Para vocês terem ideia, comemos nós 3 (eu, Gabes e Ana) e ainda sobrou comida! O nome do lugar é "Tudo Pelo Social" e o valor do prato deu menos de R$20,00!

A tardinha, fomos a um café que eu amei! O local é super aconchegante, bonito, os doces são divinos e o café em si, sensacional! Fora que né? Viagem com namorado, a vibe deles super romântica, super encaixou! Os preços não são lá tão atrativos assim, mas são justos dentro do que eles te oferecem. Você pode saber mais na página deles: AGRIDOCE CAFÉ.







Já pulando para o dia seguinte, almoçamos em uma churrascaria muito boa, bonita e super barata, que também indico veementemente. O que eles fazem? Retiram a picanha do rodízio, portanto, sem picanha (mas com TODAS as outras carnes possíveis) temos um rodízio a menos de R$30,00, minhas migas(os). Dá para imaginar? O atendimento também foi um show a parte, pois a partir do momento que os garçons reconheceram nosso sotaque era "carioca" para cá, "carioca" para lá e várias tentativas (muito bem sucedidas) de nos agradar. O site deles é esse aqui: CHURRASCARIA BARRANCO.


Uma coisa que já sabia, porém me foi reforçada nessa viagem é o quanto o povo gaúcho tem orgulho de seu estado. Enquanto na maioria dos lugares que visitei, os museus são voltados a uma história ampla, os museus de Porto Alegre contam, em sua maioria, as histórias do próprio Rio Grande do Sul, enquanto na maioria das formaturas, se ouve o hino do Brasil, lá eu ouvi o hino do Rio Grande do Sul. Achei bem interessante testemunhar esses fatos.


Como se não bastasse, Porto Alegre possui a rua mais bonita do mundo (na verdade, esse foi um apelido dado pela própria prefeitura, mas "pegou" e gente do mundo inteiro vai até lá só para passear por ela):


Foto de Vitor Holz


Por último, mas não menos importante, vamos falar do meu passeio preferido nessa viagem: o brique da redenção.

O brique é uma feira realizada no bairro Bom Fim, em que expositores de tudo: artesanato, antiguidades, artes plásticas e, claro, COMIDA! Essa feira MARA acontece todos domingos em toda a extensão da Avenida José Bonifácio, junto ao Parque Farroupilha (que é uma atração a parte de tão lindo!). De tão importante para a cultura local, em 2005, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul declarou o "Complexo Brique da Redenção" como patrimônio cultural do Estado.


#migaviajasim Se você for ao Rio Grande do Sul, programe-se para estar em Porto Alegre no domingo e vá ao brique. O ambiente é super tranquilo e gostoso, crianças e animais brincando, lugar limpo, comida boa.. realmente o ponto alto dos nossos 3 dias (tirando a emoção de ver a amiga de beca, recebendo o diploma, claro!)


Então é isso, migas(os), espero que tenham gostado de saber um pouco dessa minha experiência do Sul do Brasil. Até a próxima.

Beijinhos (e um beijo muito especial a Ana e toda sua família por ter nos recebido e nos feito sentir em casa e também a Lu e ao Duzão, meus três gauchinhos preferidos)





bottom of page